Versão final do Ubuntu 10.10 já está disponível

A Canonical aproveitou que a data de ontem foi 10/10 para lançar a versão 10.10 da distribuição Linux Ubuntu. De nome Maverick Meerkat, o lançamento não apresenta mudanças visuais muito expressivas em relação à versão anterior, 10.04, por outro lado, disponibiliza várias novidades para melhorar a experiência do usuário com o computador.

Para começar, o Ubuntu 10.10 conta com um novo instalador, que torna o processo de instalação do sistema mais simples e mais claro ao usuário. Além disso, o Ubuntu Software Centre agora está mais organizado, tornando mais fácil a tarefa de instalar ou desinstalar programas. O gerenciador de fotos da distribuição foi trocado: entrou o intuitivo Shotwell no lugar do F-spot. Por sua vez, o aplicativo Empathy, para mensagens instantâneas, agora suporta por padrão transferências de arquivos e videoconferência entre usuários do Messenger, da Microsoft.

Ubuntu Software Central está mais organizado

Ubuntu Software Central está mais organizado – Imagem por Canonical

O Ubuntu 10.10 conta também com uma interessante integração com smartphones que rodam o sistema operacional Android: por meio do UbuntuOne/MusicStreaming, o usuário pode colocar sua biblioteca de músicas na internet e ouví-las via streaming em qualquer lugar com seu aparelho Android. Também há uma ferramenta que permite a aquisição de músicas para Android e iPhone.

Usuários que utilizam a versão para netbooks do sistema, o Ubuntu Netbook Edition, perceberão ainda mais novidades, principalmente em relação à interface: de nome Unity, ela agora está mais organizada, considerando com especial importância o tamanho reduzido das telas. Por conta disso, os ícones que dão acesso aos principais programas da distribuição estão alinhados à esquerda, de maneira vertical. Esse esquema torna mais fácil o acesso aos aplicativos, inclusive para quem utiliza telas sensíveis ao toque.

Interface do Ubuntu Netbook Edition

Interface do Ubuntu Netbook Edition – Imagem por Canonical

Para baixar a versão para desktops do Ubuntu 10.10 e conhecer as demais novidades, acesse a página www.ubuntu.com/desktop. A versão para netbooks está disponível em www.ubuntu.com/netbook. Há também uma versão para servidores no endereço www.ubuntu.com/server.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.