Venda do Skype pode não ocorrer por processo de fundadores contra o eBay

SkypeConforme nota publicada aqui no início do mês, o eBay anunciou a venda de 65% do Skype, serviço de comunicação por voz via VoIP, para um grupo de investidores. No entanto, a transação pode não ser concluída: é que os fundadores do Skype, Janus Friis e Niklas Zennstrom, entraram com um processo contra o eBay nos Estados Unidos por uma suposta quebra de copyright.

De acordo com a ação, a Joltid, uma empresa criada posteriormente pela dupla, detém os direitos de propriedade intelectual de uma tecnologia P2P chamada Global Index, que é utilizada no Skype. No entanto, a licença de uso desse recurso teria vencido em março de 2009, mas o Skype continua a utilizá-lo. Como reparação, a Joltid exige o recebimento do lucro obtido pelo serviço durante esse período. Ainda, a empresa afirma que os valores envolvidos são estimados em 75 milhões de dólares por dia.

Até o momento, o eBay não se pronunciou sobre o assunto por ainda não ter sido notificado do processo, mas é certo de que a ação, mesmo lhe tendo resultado final favorável, poderá atrapalhar e muito o processo de venda do Skype.

Referência: WSJ.com.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.