Vai um Blu-ray de 128 GB aí?

Blu-rayEsse é o tipo de notícia que causaria desconfiança no leitor se fosse publicada no dia 1º de abril: a Blu-ray Disc Association acaba de anunciar duas novas especificações para a tecnologia que leva o seu nome. E o que elas têm de especial? Aumentam a capacidade de um disco Blu-ray para até 128 GB!

A primeira especificação é o formato Blu-ray High Capacity Recordable and Rewritable Discs (BDXL), capaz de oferecer discos graváveis apenas uma vez com até 128 GB e mídias regraváveis com até 100 GB. Para isso, esses discos podem utilizar até quatro camadas de dados sobrepostas. O outro padrão definido é o formato Intra-Hybrid Blu-ray Disc (IH-BD), cujo diferencial é o uso de duas camadas de dados de até 25 GB cada, sendo uma gravável apenas uma vez e a outra, regravável.

Ambos os formatos ainda não contam com data oficial de lançamento, sabe-se apenas que estarão disponíveis nos próximos meses. Mesmo assim, o foco principal dessas tecnologias serão aplicações comerciais ou especiais (exames médicos avançados, por exemplo), pelo menos inicialmente. De qualquer forma, o usuário “doméstico” teria dificuldades em utilizar os novos padrões: tanto discos BDXL quanto IH-BD são incompatíveis com os leitores de Blu-ray atuais.

Caso desconheça essa tecnologia, aqui no InfoWester você pode saber o que é Blu-ray e entender um pouco de seu funcionamento.

Referência: HEXUS.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.