Um ano após inundações na Tailândia, produção de HDs se recupera, mas preços continuam altos

HDPouco mais de um ano após inundações na Tailândia causarem, entre outros problemas, uma crise no mercado de discos rígidos, a produção destes dispositivos se normalizou, segundo um levantamento feito pela consultoria IHS iSuppli. A parte ruim desta história é que os preços não acompanharam a recuperação: os HDs continuam caros em comparação aos valores praticados antes do problema.

A crise aconteceu porque a Tailândia é o segundo maior produtor de discos rígidos do mundo. Com as enchentes, fábricas de empresas como Toshiba e Western Digital tiveram que interromper a produção por um período relativamente longo, uma vez que não é possível recuperar componentes e equipamentos danificados de uma hora para outra. A consequência foi um desabastecimento no mercado que, por sua vez, causou um aumento expressivo nos preços dos HDs.

A recuperação ao longo de 2012 pode ser percebida pelo volume de vendas: de janeiro até setembro deste ano, a indústria entregou ao mercado pelo menos 524 milhões de HDs, contra 502,5 milhões de unidades produzidas durante o ano de 2011. Este cenário mostra claramente que a demanda por discos rígidos aumentou. Há uma série de razões para isso, como a maior produção de computadores para o mercado corporativo e o lançamento de máquinas com o Windows 8.

Os preços, no entanto, não deverão melhorar antes de 2014. Os motivos para esta situação não estão claros, fazendo inclusive com que haja a desconfiança de que os fabricantes estão se aproveitando do ocorrido para aumentar suas margens de lucros, mas aspectos como os custos de recuperação das fábricas e a maior demanda do mercado também devem ser considerados.

Mesmo com preços altos, a procura por HDs continuará alta. A previsão da IHS iSuppli é a de que a quantidade de discos rígidos entregues anualmente continue aumentando, chegando a pelo menos 575 milhões de unidades em 2016.

Referências: IHS iSuppli, The TechReport. Pauta sugerida por Lucas Uyezu.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.