Ubuntu 12.10 (Quantal Quetzal) já está disponível para download

Seguindo com a tradição de sempre lançar uma nova versão de sua distribuição Linux nos meses de abril e outubro, a Canonical liberou oficialmente nesta quinta-feira (18/10/2012) a versão final do Ubuntu 12.10. Seu codinome, Quantal Quetzal, faz alusão a uma espécie de pássaro com plumagem em cores chamativas que é comumente encontrado na América Central.

Ubuntu 12.10

Entre os recursos da nova versão do Ubuntu estão o kernel Linux 3.5.4, capacidade de realizar buscas de arquivos nos serviços de armazenamento de dados nas nuvens Ubuntu One ou Amazon, interface gráfica Unity 6.8.0 (que acrescenta alterações visuais e promete melhor performance), gerenciador de arquivos Nautilus file Manager 3.4, sistema de boot GRUB 2 e outros.

No entanto, uma das novidades mais interessantes do Ubuntu 12.10 fica por conta do Unity Preview, uma ferramenta integrada ao Unity (como o nome indica) que permite ao usuário obter detalhes sobre um arquivo ou um programa rapidamente. Se, por exemplo, o usuário clicar com o botão direito do mouse em um arquivo MP3, informações relacionadas à música, como álbum, ano de lançamento e até mesmo um botão “Play” são exibidos.

O Ubuntu 12.10 – tanto para desktop quanto para servidor – pode ser baixado gratuitamente em www.ubuntu.com/download. É importante frisar que, nestas primeiras horas, os servidores da Canonical podem estar lentos por causa da grande procura. Além disso, a imagem .ISO disponível para download agora conta com cerca de 800 MB (versão desktop) e não mais 700 MB, de forma que a sua instalação deverá ser feita a partir de um DVD ou por meio de uma unidade de armazenamento USB (pendrive).





Nenhum comentário

Comentários encerrados.