Toshiba deve lançar híbrido de HD com SSD em setembro

HD - imagem ilustrativaA Toshiba confirmou recentemente estar trabalhando na produção de suas primeiras unidades híbridas de armazenamento de dados, mais precisamente, HHDs (Hybrid Hard Drive), dispositivos que são uma “mistura” de HD com SSD. A expectativa da empresa é a de que estes produtos comecem a chegar ao mercado em setembro deste ano (2012).

A ideia aqui não é a de combinar as duas tecnologias em prol da capacidade de armazenamento, mas sim a de melhorar o desempenho do dispositivo: a parte SSD, por ser mais rápida na transferência de dados, é utilizada como buffer, ou seja, armazena temporariamente os blocos de dados mais utilizados.

Esta, na verdade, não é uma ideia nova. Em maio de 2010, a Seagate anunciou a família Momentus XT, que possui justamente estas características. A ideia deu tão certo que a companhia lançou a segunda geração da linha em setembro de 2011. Como se não bastasse, a Western Digital declarou no mês passado que também já está trabalhando na produção de HHDs.

A Toshiba ainda não forneceu as especificações técnicas de seu híbridos, mas provavelmente estes serão similares aos modelos da concorrente Seagate, que contam com até 750 GB de capacidade armazenamento, 4 ou 8 GB de memória Flash NAND e interface SATA III.

Referência: X-bit Labs.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.