Toshiba anuncia cartão SDHC de 8 GB capaz de se comunicar via Wi-Fi

A Toshiba anunciou recentemente uma nova linha de cartões SDHC: a FlashAir, cuja principal característica está em sua capacidade de transmitir dados via redes Wi-Fi. Com isso, é possível, por exemplo, transferir imagens de uma câmera digital que utilize o dispositivo para um PC por meio de uma rede sem fio.

Cartão FlashAir – Imagem por Toshiba

Cartão FlashAir – Imagem por Toshiba

Este tipo de cartão, na verdade, não é novidade: em 2007, a Eye-Fi lançou cartões SD que possuem tal característica. No entanto, os cartões FlashAir possuem um grande diferencial: podem não só enviar dados, como também compartilhar arquivos em um esquema do tipo P2P. Com isso, é possível, por exemplo, enviar arquivos para um amigo que tenha um cartão do mesmo tipo, sem necessidade de utilizar um computador como intermediário para isso.

Mas nem tudo são flores: os cartões Eye-Fi funcionam em praticamente qualquer dispositivo com leitor de SD. Para usufruir de todos as funcionalidades dos cartões FlashAir, no entanto, o usuário precisa utilizar aparelhos compatíveis com esta especificação, do contrário, o dispositivo será capaz apenas de armazenar dados, como um cartão convencional. Mas, de acordo com a Toshiba, há várias empresas interessadas na tecnologia.

Os cartões FlashAir deverão chegar oficialmente ao mercado em fevereiro de 2012, inicialmente com capacidade 8 GB e velocidade de categoria classe 6. Seu preço ainda não foi anunciado, mas a expectativa é a de que fique na casa dos 90 dólares.

Referências: HotHardware, Toshiba.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.