Surpresa: NVIDIA começa a vender placas de vídeo de fabricação própria

Em uma parceria estabelecida com a rede varejista Best Buy, nos Estados Unidos, a NVIDIA começou a vender alguns modelos de placas de vídeo de fabricação própria. Se você não entendeu quão inusitada é a situação, nós explicamos: por padrão, a empresa desenvolve e produz apenas chips gráficos. A fabricação de placas de vídeo que levam esses chips fica por conta de companhias especializadas, como Gigabyte, Asus, Zotac, XFX, ECS, entre outras. O mesmo ocorre com a sua principal concorrente: a AMD/ATI.

Embalagem de placa de vídeo NVIDIA

Embalagem de placa de vídeo NVIDIA – Imagem por HEXUS.net

Aparentemente, as placas de vídeo “100% NVIDIA” se limitam, a princípio, a modelos com chips gráficos GTS 450 e GTX 460. Segundo a empresa, esses produtos serão comercializados apenas na rede Best Buy, sem previsão de disponibilidade em outras revendas.

A dúvida que fica no ar é: o que motivou a NVIDIA a lançar placas de vídeo de fabricação própria? Não se sabe, afinal, a empresa forneceu poucos detalhes sobre sua decisão, entretanto, especula-se que a iniciativa é uma reação da empresa à perda de parceiras importantes, como a XFX, que passou a priorizar GPUs AMD/ATI, e a BFG Technologies, que deixou de produzir placas de vídeo no primeiro semestre por conta de dificuldades financeiras.

Se a intenção da NVIDIA for mesmo essa, trata-se apenas de um movimento para manter sua marca no mercado. Isso significa que as chances de vermos as placas de vídeo da empresa em outros países é bastante remota, mesmo porque, se isso acontecer, poderia abalar a relação que a companhia mantém com os fabricantes mencionados no primeiro parágrafo.

Referência: HEXUS.net.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.