StatCounter: Chrome já possui 20% de participação no mercado

É inegável: o navegador Google Chrome é um fenômeno! Desde o seu lançamento, sua participação no mercado vem crescendo de maneira acentuada, tanto que em breve terá condições de ultrapassar o Firefox em número de usuários, ficando atrás apenas do Internet Explorer. Pelo menos é o que apontam os números divulgados recentemente pela StatCounter: de acordo com a empresa, o Chrome atingiu recentemente 21,7% de participação no mercado. Firefox e Internet Explorer aparecem com 28,23% e 42,57%, respectivamente.

Participação de navegadores no cenário global  - Imagem por StatCounter

Participação de navegadores no cenário global – Imagem por StatCounter

Há vários motivos para tamanho desempenho. Para começar, o Google Chrome é o navegador que transformou em tendência o esquema de interface limpa e de fácil utilização. Em seguida, vem a sua leveza, tanto na abertura do programa, quanto no carregamento de páginas em si. Além disso, o Google vem fazendo um extenso trabalho de divulgação, que inclui até mesmo vídeos com forte apelo emocional.

Vale frisar, no entanto, que a StatCounter obtém seus dados a partir do monitorando dos sites de seus clientes. A NetApplications, por exemplo, utiliza outro método de medição e, por causa disso, aponta números diferentes no que se refere ao mês de junho de 2011: Chrome com 13,11%, Firefox com 21,61% e Internet Explorer com 53,68%. De qualquer forma, isso não tira os méritos do browser do Google: no final de 2010, pela própria NetApplications, essas medições eram de 10,7%, 22,75% e 56%, respectivamente.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.