Sophos: maioria dos usuários desaprova Timeline do Facebook

A maioria dos usuários não se deu bem com a Timeline do Facebook, interface que organiza as informações de cada pessoa (fotos, mensagens e outros) ao longo do tempo (meses e anos). A constatação foi baseada em uma enquete realizada pela empresa de segurança Sophos.

A própria companhia reconhece que sua pesquisa não tem a precisão que teria um estudo científico e que os usuários que responderam à enquete provavelmente são, na maioria dos casos, pessoas com interesse pela área de segurança e que, portanto, podem ter opiniões diferentes. Porém, pesquisas em blogs e outras redes sociais, como Twitter, mostram que o número de reclamações é realmente grande.

Anunciada em setembro de 2011 e, atualmente, opcional aos usuários, a nova interface permite a inserção de uma grande imagem no topo da página. Esta é uma característica agradável, uma vez que dá um ar mais pessoal ao perfil de cada usuário. O problema, para muitas pessoas, está mais abaixo: a organização das informações é tida como muito confusa ou pouco intuitiva.

A interface Timeline – Imagem por Facebook

Outra reclamação comum é a de a interface Timeline ser mais pesada que a anterior e, por este motivo, demorar mais para carregar ou para ser atualizada. Há também quem se queixe do controle da privacidade: embora seja possível configurar o que e para quem exibir, a organização por tempo concentra as informações dos usuários de tal forma que o acesso aos seus dados se torna mais fácil.

A enquete da Sophos foi respondida por 4.110 pessoas. Destas, 51,29% manifestaram preocupação com a nova interface, 32,36% a reprovaram totalmente, 8,39% acreditam que vão se acostumar a ela e apenas 7,96% estão satisfeitas com a novidade. Mais detalhes no site Sophos Naked Security (em inglês).

Caso queira utilizar a Timeline ou obter mais informações, acesse o link www.facebook.com/about/timeline. De acordo com o Facebook, a nova interface será obrigatória para todos os usuários em breve.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.