SMS-Denúncia da CPTM recebeu 5 mil mensagens em 2009

SMS-Denúncia - CPTMConforme mostrado no Blog InfoWester em agosto de 2009, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), de São Paulo, encontrou uma maneira bastante interessante de receber denúncias de irregularidades em seus trens ou estações: o serviço SMS-Denúncia. Dados divulgados recentemente pela companhia mostram que, em 2009, cerca de 5 mil mensagens foram recebidas pelo serviço.

Com o SMS-Denúncia, usuários dos trens da CPTM podem denunciar, por exemplo, ações criminosas, atos de vandalismo, comércio ambulante, consumo de drogas e até mesmo som alto, prática típica de pessoas que escutam música no celular sem utilizar fones de ouvido. A vantagem de se utilizar o SMS-Denúncia é a de que o usuário o faz de maneira discreta e segura, uma vez que a identificação do denunciante não é revelada.

Para denunciar, o usuário precisa apenas enviar um SMS para o número (11) 7150-4949 informando o máximo de detalhes possível, como qual a infração cometida, as características do autor, número do vagão (facilmente encontrado dentro do trem), linha, qual a próxima estação em que o trem irá parar e assim por diante. Quanto mais preciso o usuário for, mais rapidamente agentes de segurança chegarão ao local.

Para se ter uma ideia do sucesso dessa iniciativa, a CPTM informou que 83% das intervenções de segurança motivadas por denúncias vieram de SMS, ficando o restante para o número 0800-055-0121. O SMS-Denúncia ainda leva vantagem por funcionar 24 horas por dia. Das queixas recebidas por esse serviço em 2009, 23% foram  relacionadas ao comércio ilegal de produtos e 22% ao som alto dentro dos trens.

Mais informações sobre o SMS-Denúncia nesta página.

Referência: CPTM.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.