Sistema que agiliza compensação de cheques entra em funcionamento

Imagem ilustrativa de moedasEstá em funcionamento nos bancos desde a última terça-feira (19/07/2011) um novo sistema de compensação de cheques desenvolvido pela FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos). A novidade diminui os prazos de compensação de quatro para dois dias úteis no caso de cheques de até 299,99 reais e, com valores acima disso, de dois para um dia útil.

De acordo com Walter Tadeu de Faria, diretor adjunto de Serviços da FEBRABAN, “o novo sistema vem funcionando de forma satisfatória desde a sua implantação e, conforme previsto no início do projeto, está permitindo a unificação dos prazos de compensação em todo o Brasil”.

Além da agilidade, o novo sistema, chamado de Compensação Digital por Imagem, reforça o aspecto da segurança, uma vez que reduz os riscos de extravio, clonagem e perda. Isso porque, com esse sistema, o cheque é enviado de uma instituição para outra de maneira digitalizada, pela internet, eliminando a necessidade de transporte físico do documento.

E a FEBRABAN quer ir ainda mais longe no quesito segurança: no próximo ano, a instituição pretende fazer com que toda a tramitação de dados do sistema seja feita com certificação digital no padrão ICP-Brasil. “Em 2012, quando estivermos usando a certificação digital, completaremos a fase de implantação do novo sistema que agregará segurança, credibilidade e maior eficiência na compensação de cheques”, aponta Tadeu de Faria.

Referências: FEBRABAN, ITI.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.