Servidor Apache completa 15 anos de existência

Quinze anos atrás nascia um dos mais importantes softwares para a internet, o Apache HTTP Server, mais conhecido no Brasil como “Servidor Apache”. E tamanha importância não é difícil de entender: um levantamento recente mostra que mais da metade de todos os sites e serviços na internet rodam sob o Apache (inclusive o InfoWester).

Logotipo Apache

Esse sistema foi criado em 1995 pelas mãos de Rob McCool e, inicialmente, era baseado no código-fonte de um antigo projeto chamado NCSA HTTPd. Tempos depois outros desenvolvedores se juntaram ao projeto. Cerca de um ano após o seu lançamento, o Apache se tornou o servidor HTTP mais utilizado da internet. Tamanho sucesso se deve principalmente à sua robustez e ao fato de ser um sistema de código-fonte aberto.

Diante do constante sucesso, em 1999 foi criada a Apache Software Foundation (ASF), organização que até hoje se responsabiliza pelo desenvolvimento, atualização e distribuição do Apache. Quanto a este último aspecto, a ASF criou licenças próprias chamadas Apache Licenses para facilitar a adoção do software. Um dos grandes diferenciais dessa iniciativa é que o código-fonte pode ser utilizado também em software proprietário.

Apesar de antigo, neste artigo é possível saber um pouco mais sobre o Apache. Neste post comemorativo da ASF você pode conferir mais detalhes da história do projeto.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.