Serviços digitais caros são culpa dos impostos, aponta presidente da Telefônica no Brasil

Imagem ilustrativa de modemEm uma apresentação realizada no 23º Fórum Nacional, no Rio de Janeiro, Carlos Valente, presidente da Telefônica no Brasil, apontou a alta carga tributária como o principal fator para o preço alto dos serviços digitais no país, especialmente o acesso banda larga à internet.

De acordo com o executivo, a cobrança de impostos como IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) e PIS/CONFIS (Programa de Integração Social / Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) aumentam os valores cobrados pelos serviços em até 48%.

Diante desse cenário, Carlos Valente defendeu a redução de tributos para serviços digitais, tal como está sendo proposto para tablets, como forma de aumentar o acesso a esses recursos pela população. O presidente da Telefônica foi além: criticou também o FUST (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações), que, segundo ele, deveria ter sua arrecadação aplicada à ampliação dos serviços de telecomunicações do Brasil, mas acaba sendo utilizado pelo governo para o pagamento de juros de dívidas no setor.

Referência: Agência Brasil.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.