Serviços de computação nas nuvens da Amazon chegam ao Brasil

Hoje, 15 de dezembro de 2011, é o dia em que a Amazon inaugura oficialmente suas operações no Brasil. Não por meio de sua famosa loja on-line, mas sim pela Amazon Web Services (AWS), divisão especializada em serviços de computação nas nuvens.

AWS no Brasil - Imagem por Amazon

Entre os serviços que AWS começa a oferecer no país, de acordo com a própria empresa, estão: Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2), Amazon Simple Storage Service (Amazon S3), Amazon Elastic Block Store (Amazon EBS), Amazon Virtual Private Cloud (VPC), Amazon SimpleDB, Amazon Relational Database Service (Amazon RDS), Amazon Simple Queue Service (Amazon SQS), Amazon Simple Notification Service (Amazon SNS), Amazon Route 53, Amazon CloudFront, Amazon CloudWatch e AWS CloudFormation.

Para oferecer estes serviços, a companhia instalou data centers em São Paulo, de forma a atender clientes não só do Brasil, como de toda a América Latina. Com isso, empresas que já utilizam os serviços da Amazon a partir de outros data centers poderão migrar para os servidores brasileiros para diminuir o tempo de resposta de suas aplicações.

A chegada da Amazon Web Services é interessante porque aquece o mercado, que passa a contar com uma empresa de renome internacional para serviços de cloud computing. Com isso, companhias brasileiras como Locaweb, UOL HOST e ALOG talvez tenham que rever suas políticas de preços e sua carteira de serviços para não perder clientes.

Prova de que a Amazon está apostando alto no Brasil vem de sua página de empregos: a empresa possui pouco mais de 10 vagas em aberto para o país, como gerente de marketing, representante de vendas corporativas e técnicos de data center.

A companhia dará mais detalhes sobre sua chegada ao mercado brasileiro em um webcast a ser realizado a partir das 14 horas de hoje (horário de Brasília), por meio do link www.livestream.com/awsbrasil_events.

Mais informações na página aws.amazon.com/pt.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.