Serasa: aumenta a quantidade de fraudes envolvendo números de CPF

CPFUm relatório elaborado pela Serasa Experian mostra constatações preocupantes: a quantidade de fraudes no Brasil envolvendo números de CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) aumentou e aproximadamente um terço de todos os casos registrados envolve obtenção de serviços de telefonia. A informação é do jornal Folha de S.Paulo, que teve acesso ao levantamento.

De janeiro a setembro de 2012, foram registradas 1,56 milhão de tentativas de fraude envolvendo CPFs, número 13% maior que o constatado no mesmo período de 2010. De acordo a Serasa, o principal fator que contribui para este aumento é a popularização de negócios pela internet: muita gente realiza transações on-line, como compras, sem verificar se o site de vendas é seguro. Como muitas das empresas por trás dessas páginas não são idôneas, os dados de cadastro de várias pessoas acabam sendo utilizados indevidamente.

As fraudes envolvendo telefonia (aquisição de linhas móveis em nome de outras pessoas, por exemplo) representam a maior parte dos casos, como já informado, mas também há registros envolvendo operações bancárias (como obtenção de empréstimos financeiros) e o varejo:

  • Telefonia: 33%;
  • Serviços bancários: 18%;
  • Varejo: 12%;
  • Serviços em geral (seguros, turismo, entre outros): 36%.

Este tipo de problema costuma causar grandes transtornos para o cidadão: não raramente, a pessoa só descobre que foi vítima de fraude quando recebe uma cobrança de dívida em casa ou quando tenta obter um financiamento e é informada de uma restrição em relação ao seu nome.

Constatada a fraude, o consumidor deve entrar em contato o quanto antes com a empresa envolvida para resolver o problema. É recomendável também registrar um boletim de ocorrência. Se o estabelecimento dificultar a resolução, deve-se então recorrer a um órgão de defesa do consumidor ou mesmo à Justiça, uma vez que a empresa é obrigada a verificar as informações antes de concluir a transação.

Para diminuir as chances de ter seu nome envolvido em tentativas de fraude, é recomendável realizar compras apenas em lojas on-line reconhecidas, evitar se cadastrar em todo e qualquer serviço na internet, tomar cuidado com e-mails falsos, entre outros. Outras dicas de segurança podem ser encontradas nos seguintes links:

Referência: Folha de S.Paulo.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.