Seagate Momentus XT: mistura de disco rígido com SSD

Imagem ilustrativa do Momentus XT - Por SeagateO Momentus XT é uma linha de HDs de 2,5 polegadas anunciada recentemente pela Seagate que oferece unidades com as seguintes capacidades: 250 GB, 320 GB e 500 GB. Todas contam com interface SATA II e 7.200 RPM. Nada de incomum se não fosse por um detalhe: esses HDs também utilizam uma memória flash de 4 GB, ou seja, é uma espécie de “mistura” de disco rígido com SSD (Solid-State Drive).

A função dessa memória extra, no entanto, não é a de aumentar ligeiramente a capacidade dos dispositivos, mas sim a de oferecer um “buffer” adicional (e que buffer!). Para isso, os HDs Momentus XT contam com circuitos especiais que identificam quais os blocos de dados mais acessados pelo sistema operacional do computador e direciona esse conteúdo para a memória flash. O tempo de acesso a essas informações se torna então expressivamente menor, uma vez que memórias flash são muito mais rápidas que discos rígidos em relação a esse aspecto.

Ainda não há informação de lançamento do Momentus XT no Brasil. Nos Estados Unidos, os preços estimados são de 113 dólares para o modelo de 250 GB, 132 dólares para o HD de 320 GB e 156 para a versão de 500 GB. Mais informações no site da Seagate.

Referência: HotHardware.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.