Seagate lançar Pulsar, seu primeiro drive SSD

A Seagate é uma das principais fabricantes de discos rígidos do mundo (para não dizer a maior), mas cada vez mais encontra um concorrente incômodo: unidades de armazenamento de dados SSD (Solid State Disk). Das duas, uma: ou a empresa resistia bravamente à tecnologia e corria o risco de ver seu negócio seriamente ameaçado no futuro ou adotaria a filosofia “se não pode vencê-los, junte-se a eles”. Demorou, mas a Seagate escolheu a segunda opção.

Unidade SSD Pulsar - Imagem por Seagate
Unidade SSD Pulsar – Imagem por Seagate

Inicialmente, a companhia colocará no mercado uma linha de unidades SSD chamada Pulsar, que será direcionada a servidores blade e outros tipos de computadores para o segmento corporativo. Esse produto terá 200 GB de capacidade de armazenamento e utilizará interface SATA. De acordo com a Seagate, o dispositivo também será capaz de oferecer 30 mil operações de leitura por segundo e 25 mil operações de escrita no mesmo intervalo de tempo, com taxas de transferência de 240 e 200 MB por segundo, respectivamente.

Não se sabe quando a Seagate disponibilizará unidades SSD para outros segmentos, no entanto, isso não deve demorar a acontecer: se levarmos em conta que netbooks e notebooks muito finos (como o Dell Adamo XPS) estão cada vez mais populares e que boa parte desses portáteis utilizam discos SSD, é de se esperar que a companhia enxergue essa tendência como uma oportunidade imperdível.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.