Seagate apresenta segunda geração do Momentus XT, híbrido de HD com SSD

Seagate Momentus XTEm maio de 2010, a Seagate apresentou o Momentus XT, uma “mistura” de HD de 2,5 polegadas com SSD. O produto foi bem recebido no mercado (especialmente por fabricantes de computadores), tanto é que a companhia anunciou recentemente a segunda geração da linha.

A principal diferença é que os novos dispositivos Momentus XT contam com 8 GB de memória flash NAND, contra 4 GB da primeira geração. Além disso, a interface dos novos modelos é SATA III – as versões anteriores usam SATA II. Há também uma versão com maior capacidade de armazenamento: 750 GB, que tem preço sugerido de 245 dólares nos Estados Unidos e garantia de 5 anos.

De acordo com a Seagate, a nova geração do Momentus XT é até três vezes mais veloz que HDs “tradicionais”. Contribui diretamente para este fator a “parte SSD”: a função desta não é a de aumentar a capacidade de armazenamento do dispositivo, mas sim a de oferecer um “buffer” mais eficiente: circuitos especiais identificam os blocos de dados mais acessados pelo sistema operacional e direcionam este conteúdo à memória flash, que é mais rápida.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.