Se estivesse vivo, Alan Turing completaria 100 anos neste sábado

Se estivesse vivo, Alan Mathison Turing, mais conhecido como Alan Turing, estaria completando 100 anos neste sábado (23/06/2012). Para quem não sabe, este matemático inglês é tido como o pai da computação, daí o respeito que o seu nome impõe. Mas como isso é possível, já que Turing faleceu em 1954?

Apesar de ter morrido com 42 anos, Turing teve uma carreira extensa, o que significa que começou a trabalhar em suas ideias desde cedo. Por conta de seu empenho, com apenas 24 anos havia disponibilizado um conceito que se tornou extremamente importante para o mundo moderno de hoje: a Máquina de Turing.

Alan Turing – Imagem por Wikipedia

Alan Turing – Imagem por Wikipedia

Não se trata de uma máquina com elementos mecânicos em si, mas sim de um modelo matemático abstrato que presume um sistema de escrita e leitura de dados que se mostrou tão funcional que anos mais tarde simplesmente se tornou a essência da computação.

Sua excelência em matemática também fez Turing ser conhecido por outro trabalho: durante a Segunda Guerra Mundial, foi recrutado para trabalhar em uma unidade militar – o até então grupo secreto Bletchley Park – encarregada de decifrar as mensagens criptografadas pela máquina Enigma, utilizada pelos nazistas para transmitir mensagens internas.

As contribuições dadas por Turing, no entanto, não o livraram de um problema sério, até porque boa parte de seu trabalho era secreta até então: em 1952, o matemático teve que enfrentar um processo por ser homossexual. Para evitar a prisão, Turing optou pela punição em forma de castração química.

Alan Turing faleceu cerca de dois anos depois, em 1954, ao consumir parcialmente uma maçã envenenada. Até hoje não se tem certeza se o que aconteceu foi acidente, já que Turing trabalhava com química naquela época, ou um suicídio motivado pelos seus problemas com a lei.

A exemplo de outros nomes importantes à ciência, o reconhecimento dos trabalhos de Turing só aconteceu pra valer de maneira tardia, mais precisamente a partir de 1975, até porque, como já informado, parte de suas atividades era secreta. Apesar disso, apenas em 2009, por pressão de uma petição on-line, é que o governo inglês, por meio do então primeiro-ministro Gordon Brown, se desculpou publicamente pelo tratamento dado a Turing após a descoberta de sua homossexualidade.

É possível saber mais sobre Alan Turing e seu trabalho nos seguintes links (em inglês):





Nenhum comentário

Comentários encerrados.