Só IPv6 salva: menos de 5% dos endereços IPv4 estão disponíveis para a internet

Imagem ilustrativa de redeO número cada vez maior de dispositivos conectados à internet, como servidores Web, PCs, smartphones e tablets, está tornando muito próximo um acontecimento previsto há anos: o esgotamento da quantidade de endereços IPv4 disponíveis. Dados divulgados recentemente pela Number Resource Organization (NRO) mostram que, atualmente, esse número é menor que 5%.

Na prática, isso significa que pouco mais de 200 mil dos cerca de 4,3 bilhões de endereços IPv4 existentes ainda estão livres para uso. Pode até parecer uma quantidade expressiva, mas não é: com o ritmo de ocupação atual, esses endereços estarão todos em uso já no primeiro semestre de 2011.

A solução para isso já está disponível e atende pelo nome de IPv6. Esta versão é capaz de permitir a criação de até 340.282.366.920.938.463.463.374.607.431.768.211.456 de endereços, uma quantidade tão absurdamente alta que torna praticamente impossível as chances de um novo esgotamento acontecer.

Por conta disso, a adoção do IPv6 é cada vez maior, no entanto, ainda falta muito para que essa versão se torne padrão. Isso porque a migração do IPv4 para o IPv6 requer tempo, uma vez que equipamentos de rede, sistemas operacionais e softwares de provedores precisam ser compatíveis com o novo formato, sem contar a necessidade de treinar profissionais de redes e telecomunicações para o novo cenário. Para que o processo de transição ocorra da maneira mais tranquila possível, ambas as versões irão “conviver” por um bom tempo.

Saiba mais sobre o assunto no artigo O que é IPv6?, publicada aqui mesmo no InfoWester.

Referências: ComputerWorld, NRO.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.