RIM mantém as esperanças e anuncia a plataforma BlackBerry 10

A Research In Motion (RIM) escolheu o primeiro dia da edição 2012 do evento BlackBerry World, que acontece entre 1º e 3 de maio na Flórida, Estados Unidos, para apresentar oficialmente a plataforma BlackBerry 10, que deverá chegar ao mercado no final do ano. Trata-se da aposta da empresa para sobreviver em um segmento cada vez mais dominado pelas plataformas Android e iOS.

O principal destaque da novidade é o foco em telas sensíveis ao toque e na oferta de aplicativos, características que são os pontos fortes das mencionadas plataformas rivais. Não que a empresa vá abandonar completamente os tradicionais smartphones com teclado, mas a companhia finalmente reconheceu que telas maiores e sensíveis ao toque são os recursos que, atualmente, mais influenciam na experiência do usuário.

Como nada disso faz sentido se não houver aplicativos, a RIM tratou de disponibilizar um kit de desenvolvimento baseado em C/C++, Qt e HTML5. A ideia é a de que empresas ou programadores individuais já possam se focar no desenvolvimento de programas para os smartphones e tablets que rodarão a plataforma BlackBerry 10.

O problema é saber se estes esforços serão suficientes. Aparentemente, não. A linha BlackBerry continua perdendo usuários e nem mesmo o anúncio da nova geração da plataforma parece empolgar o mercado. O problema se tornará ainda maior com a chegada em massa de aparelhos baseados no Android 4.0 ou mesmo no surgimento do que podemos chamar de iPhone 5, que poderá ser lançado em 2013.

Se isso acontecer, será eminente a sensação de que a RIM está sempre um passo atrás da concorrência, mesmo porque, pelo menos até o momento, o BlackBerry 10 não apresentou nada de realmente novo ou inovador.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.