Revisão aumentará velocidade do USB 3.0 de 5 Gb/s para 10 Gb/s

USB 3.0O que já era bom ficará melhor. Pelo menos é isso o que poderemos pensar do padrão USB 3.0 nos próximos meses. É que a USB Implementers Forum, entidade responsável pelas especificações da tecnologia, anunciou recentemente que irá promover uma atualização que fará com que a taxa máxima de transferência de dados do USB 3.0 passe de aproximadamente 5 Gb/s (gigabits por segundo) para 10 Gb/s.

A entidade tratou de deixar claro que esta é uma atualização e não necessariamente o lançamento de uma nova versão, de forma que cabos e conectores continuarão os mesmos, assim como haverá compatibilidade com dispositivos USB 3.0 lançados até então. É claro que apenas aparelhos que englobarem as novas especificações é que poderão usufruir da taxa de velocidade maior. Como não poderia deixar de ser, a retrocompatibilidade com a tecnologia USB 2.0 também foi mantida.

Com a mudança, o USB 3.0 passará a ter praticamente a mesma velocidade que a tecnologia Thunderbolt é capaz de atingir. Mas, em ambos os casos, é importante frisar que as taxas máximas são teóricas e, portanto, dificilmente são utilizadas em sua totalidade, já que esta condição depende de uma série de fatores.

A expectativa é a de que os primeiros produtos compatíveis com a atualização do USB 3.0 cheguem ao mercado, no mais tardar, no início de 2014.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.