Redatora do TechCrunch faz críticas pesadas ao Brasil após ter problemas para viajar ao país

A jornalista Sarah Lacy, redatora do TechCrunch, um dos mais famosos sites sobre startups da atualidade, anunciou em meados de agosto (2009) que viria ao Brasil em breve. O objetivo principal da viagem era o de conhecer as startups brasileiras. A notícia, naturalmente, gerou boas expectativas por aqui, mas na tarde de ontem a história toda se transformou em um “pesadelo”: Sarah Lacy teve dificuldades para conseguir um visto para o Brasil e, diante disso, fez duras críticas ao país…

Em resumo, o que aconteceu foi que Sarah Lacy não conseguiu o visto para o país a tempo de cumprir a programação de sua viagem, o que acabou resultando em seu cancelamento, mesmo depois da jornalista ter adiado o compromisso em uma semana para tentar resolver as pendências. Revoltada, ela escreveu este texto no TechCrunch onde põe a culpa no governo brasileiro, que supostamente teria mudado seu sistema para emissão de vistos e não teria conseguido colocá-lo em pleno funcionamento, causando atrasos na entrega dos documentos.

A redatora do TechCrunch afirmou que esta seria a sua mais recente viagem para o livro sobre empreendedorismo em mercardos emergentes que está escrevendo. Segundo ela, o Brasil foi o único lugar em que ninguém do Vale do Silício a incentivou ir. Ela também afirmou que seu marido recomendou que ela não fizesse a viagem por conta do risco de violência do país, mas isso não a fez mudar de ideia.

Sarah Lacy encerrou seu texto dizendo que o Brasil tinha que sentir vergonha e que os empresários locais deveriam ficar furiosos com situações como essa. No penúltimo parágrafo, a jornalista ainda fez questão de deixar em letras maiúsculas uma frase cuja tradução seria a seguinte: Quer atrair atenção e investimento estrangeiro, Brasil? Então considere esta ideia: DEIXE AS PESSOAS ENTRAREM NESSE MALDITO PAÍS.

Imagem do texto de Sarah Lacy no TechCrunch
Imagem do texto de Sarah Lacy no TechCrunch

O que talvez Sarah Lacy não esperava é que seu texto seria tão criticado pelos leitores do TechCrunch através de comentários, inclusive por alguns aparentemente norte-americanos. A maioria dá a entender que a jornalista precisa respeitar as leis brasileiras e que, acima de tudo, deveria ter se preparado com mais tempo para a viagem, especialmente porque, no texto, ela afirma ter estudado português por quatro meses, período em que conseguiria  providenciar toda a documentação necessária para visitar o Brasil.

Em seu texto, Sarah Lacy também demonstra revolta com o fato de necessitar de um visto para entrar no Brasil. Isso foi interpretado pelos leitores do site como prepotência, uma vez que o fato de ela ser dos Estados Unidos não lhe dá direito de entrar em qualquer nação do jeito que bem entender.

Muitos comentários referentes ao texto ainda deixam claro que o Brasil trabalha com a Lei da Reciprocidade, assim como outras nações. Essa lei significa que o país dá o mesmo tratamento aos cidadãos de outros países que estes dão aos brasileiros.

Infelizmente, o problema não se resume ao texto: Sarah Lacy também exibiu uma imagem onde a bandeira do Brasil aparece com os dizeres “EPIC-EST FAIL EVER”, em um claro gesto de desrespeito ao principal símbolo nacional (ver imagem acima).

O assunto é tão polêmico e recebeu atenção de tantas pessoas, que o texto de Sarah Lacy esteve inacessível durante o fechamento desta notícia, falha essa supostamente causada pelo elevado número de acessos.

Sarah Lacy agora viajará para a China, mas não descartou definitivamente sua visita ao Brasil: no texto, ela afirma que provavelmente irá planejar a viagem novamente em dezembro ou janeiro.

Nos links a seguir, outros textos que tratam do assunto:

Tecnocracia: Vergonha alheia do TechCruch;
Meio Bit: TechCrunch não vem ao Brasil – Reciprocidade is a bitch!;
CloudAve: Sarah Lacy Pans a Nation, Self-Importance Anyone?;
Gawker – Valleywag: Diva Tech Reporter Throws Ridiculous Fit;
Blog Vecindad: Sarah Lacy de TechCrunch se queja de que no consiguió su visa para Brasil.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.