Recorde: vendas de smartphones alcançaram 700 milhões de unidades em 2012

Se ainda há dúvidas de que estamos mesmo entrando na era da mobilidade, um relatório publicado nesta sexta-feira (25/01/2013) pela empresa de pesquisas Strategy Analytics consegue saná-las: de acordo com o documento, nada menos que 700 milhões de smartphones foram vendidos no mundo todo apenas em 2012, um aumento de 43% em relação ao ano de 2011. Um recorde!

Neste volume todo, há uma empresa que se destaca: não, não é a Apple, mas sim a Samsung. A companhia sul-coreana respondeu por pouco mais de 30% do total de vendas, mais precisamente, conseguiu comercializar 213 milhões de smartphones no ano passado, com pelo menos 100 milhões destes pertencentes à família Galaxy S.

Galaxy SIII, modelo que contribuiu para a liderança da Samsung

Galaxy S III, modelo que contribuiu para a liderança da Samsung

A Apple não ocupou a liderança do mercado, mas também fez bonito: entre os 700 milhões de aparelhos estão 136 milhões de iPhones, quantidade que representa quase 20% do total. É uma participação bastante expressiva, especialmente se levarmos em conta que o mercado da Apple é um pouco mais restrito, já que a empresa faz grande sucesso em países desenvolvidos, mas não consegue ter a presença que a Samsung possui em nações emergentes.

Na terceira posição aparece a Nokia, como 35 milhões de unidades (5%). É claro que este não é um número desprezível, mas a participação da companhia em 2011 era de quase 16%, ou seja, a Nokia viu seu espaço no mercado ser reduzido drasticamente em apenas um ano.

Para tentar se recuperar, a Nokia se focará na plataforma Windows Phone em 2013. Nesta quinta-feira (24/01/2013), a empresa anunciou que não irá mais produzir aparelhos com sistema operacional Symbian.

Os números mostrados aqui não consideram modelos de telefones celulares mais simples.

Referências: Apple Insider, Strategy Analytics.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.