Receita Federal: emissão de CPF pela internet não tem data para acontecer

CPFJá pensou em ter a possibilidade de emitir CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) diretamente pela internet, sem necessidade de comparecer a postos de atendimento do governo? Pois essa é uma ideia que está sendo trabalhada pela Receita Federal há tempos, mas que, por questões de segurança, não tem data para acontecer.

A principal preocupação do governo, segundo Maria Helena Cotta Cardozo, coordenadora-geral de Atendimento da Receita Federal, é a de garantir que uma pessoa não consiga obter um número de CPF em nome de outra. “Nos postos de emissão conveniados, temos essa garantia, mas ainda não desenvolvemos um sistema capaz de garantir a autenticidade pela internet”, disse.

A emissão pela internet (ou, ao menos, a tentativa de), faz parte da modernização que os sistemas da Receita Federal estão sofrendo, processo que culminará na descontinuidade de uso de cartões magnéticos para CPF a partir da próxima semana.

Enquanto a solicitação pela internet não entra em funcionamento, o cidadão pode comparecer em agências dos Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, pagar uma taxa de 5,70 reais e sair de lá com o CPF impresso em papel térmico. Depois disso, basta acessar o site da Receita Federal para obter um comprovante de autenticidade do número. O documento tem o mesmo valor do cartão magnético.

Referência: Agência Brasil.





2 comentários:

  1. Ze Panda


    Puxa sempre achei tão legal o CPF em cartão magnético, meu ainda é de papel.

    Quando vi essa noticia me passou duas coisas em mente, primeira era um projeto de eliminar o titulo de eleitor e usar o CPF Magnético como entrada para voto, se agora vai ser papel, de novo, esse projeto foi por agua a baixo.

    Segundo ponto é se vai rolar aquele projeto do Lula para um documento único que reúne todas informações da pessoa, ai sim faria sentido ao meu ver suspender algo “mais moderno”.

  2. Emerson Alecrim


    Sim, o documento único ao qual você se refere é o RIC (Registro de Identidade Civi): http://www.infowester.com/noticias/decreto-presidencial-aprova-o-registro-de-identidade-civil-ric/. Esse sim vai ser importante para nós.

    O CPF em cartão magnético, de fato, já não é tão importante assim, tanto que se você tiver o seu número registrado em seu RG, não precisa apresentar o cartão. Só não sei se esse comprovante pela internet é uma boa ideia. Vamos ver como o povo vai reagir.