Próximas versões do Chrome poderão “dedurar” abas que estão executando áudio

Você está com dez, vinte, trinta abas abertas em seu navegador e, de repente, uma delas começa a tocar um som qualquer, sem que você tenha apertado “Play” ou qualquer botão do tipo. A solução é abrir aba por aba para encontrar a página “rebelde”. Felizmente, esta tarefa deverá ficar mais fácil nas próximas versões do navegador Chrome.

Botão "mudo" - Imagem ilustrativa

Um desenvolvedor de nome François Beaufort descobriu que a última versão do Chromium – navegador open source que é base do browser do Google – contém um recurso ainda em teste que faz com que o favicon de uma página que estiver executando áudio fique animado. Assim, ao olhar para as abas abertas, o usuário conseguirá identificar rapidamente de onde está vindo o som. O vídeo abaixo mostra a novidade em ação:

O objetivo, com a ideia, não é só o de livrar o usuário rapidamente do barulho inconveniente, mas também ajudar a identificar abas que possam estar consumindo recursos de memória em excesso.

Não se sabe quando e se de fato o Google Chrome incorporará esta funcionalidade, mesmo porque ela ainda é limitada: por ora, apenas áudio oriundo de reprodutores HTML5 está sendo identificado a contento. A boa notícia é que já há testes sendo feitos com conteúdo em Flash, o que sugere que poderemos contar com este recurso ainda em 2013 (vale a torcida!).

Quem não puder esperar tem como alternativa plugins que possuem a mesma finalidade. Para o Chrome, existe o MuteTab, por exemplo; usuários do Firefox, por sua vez, podem recorrer ao Muter.

Referência: The Next Web.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.