Proposta de numeração nos celulares de São Paulo vai para consulta pública na internet

Telefone celularNa semana passada, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou uma nova proposta de numeração na telefonia celular para a região metropolitana de São Paulo. A ideia tem o objetivo de evitar que a quantidade de números disponível se esgote. O assunto tem sido bastante comentado pela população e, no último dia 13, a Anatel decidiu colocar a proposta em consulta pública, de forma que os cidadãos possam opinar.

Isso acontece porque a proposta da Anatel, na verdade, não consiste em uma única ideia. Entre o que foi sugerido, tem-se:

– Passar o formato dos números da região de 8 para 9 dígitos;
– Criar o código de área 10 como alternativa ao código 11;
– Liberar o código de área 10 somente depois que os números com código 11 se esgotarem.

Uma das preocupações seria a cobrança de DDD de ligações do código 11 para o código 10 e vice-versa, mas a Anatel declarou que essa tarifação não será feita. A entidade também afirmou que, com o tempo, o projeto poderá se estender também a outras regiões do Brasil, conforme a necessidade.

A proposta estará disponível para consulta durante 45 dias no Sistema de Acompanhamento de Consulta Pública da Agência, no site da Anatel. A entidade também realizará audiências públicas em São Paulo e em Brasília para tratar do assunto, com datas e locais a serem informados no mesmo endereço.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.