Processador A4 do iPad é, na verdade, um chip Cortex-A9?

A semana passada foi marcada pelo lançamento do polêmico tablet iPad, da Apple. Uma das principais características do dispositivo é o “misterioso” processador A4, de 1 GHz, chip que leva a marca da própria Apple. No entanto, isso não quer dizer que o processador foi desenvolvido pela empresa. Segundo o site Bright Side Of News, ele seria, na verdade, uma versão do chip ARM Cortex-A9 MPCore.

Processador A4
Processador A4 – Imagem por Bright Side Of News

Na prática, isso significa que outros fabricantes podem lançar dispositivos semelhantes ao iPad em termos de hardware, uma vez que o Cortex-A9 não é fornecido com exclusividade à Apple. Com isso, esses produtos também podem usufruir das características que a empresa de Steve Jobs destaca no processador: consumo baixo de energia e processamento rápido.

O que se sabe com certeza é que o A4 é um chip do tipo system-on-a-chip (SoC), onde em uma única pastilha há a CPU, processador gráfico (neste caso, provavelmente o ARM Mali), controlador de memória, entre outros recursos. Se o processador principal for mesmo um Cortex-A9, o componente pode contar inclusive com dois núcleos, mas sequer essa informação foi revelada pela Apple.

Referência: Bright Side Of News.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.