Prejuízo causado por fraudes eletrônicas foi de 900 milhões de reais em 2009

Imagem ilustrativa de moedasWilson Gutierrez, diretor-técnico da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), fez uma revelação preocupante durante o evento Crimes Eletrônicos – A Urgência da Lei, realizado ontem (31/08/2010) na Câmara Americana de Comércio, em São Paulo: fraudes eletrônicas causaram mais de 900 milhões de reais de prejuízo em 2009 a bancos e clientes.

Como fraudes eletrônicas, entende-se os golpes realizados pela internet, por centrais de atendimento eletrônico e por terminais de auto-atendimento. Contam também as fraudes relacionadas a cartões de crédito, que inclusive representam metade do volume de incidentes. As fraudes executadas pela internet estão logo atrás, com 30% dos casos.

De acordo com Gutierrez, a falta de cuidado por parte dos clientes é o que permite a incidência de tantos golpes on-line. “O internauta deve evitar ser muito curioso, evitar abrir todo e-mail que chegue para ele”, afirma. “Também deve evitar digitar dados [sigilosos] em computadores que outros possam usar”, completa.

Para evitar problemas desse tipo, alguns cuidados simples na internet podem fazer toda a diferença. Para isso, você pode conferir algumas dicas de segurança publicadas aqui no InfoWester.

Referência: Agência Brasil.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.