Portabilidade numérica: mais de 5 milhões trocaram de operadora em 2011

SmartphoneDados divulgados recentemente pela Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom) mostram que, em 2011, mais de 5 milhões de usuários trocaram a operadora de seu telefone, mas mantiveram o número da linha, procedimento que é conhecido como portabilidade numérica. De acordo com a entidade, este número é 18,37% que o registrado em 2010: 4,54 milhões.

Do total de trocas do ano passado, 3,38 milhões (63%) corresponderam à telefonia móvel. O restante, 1,99 milhão (37%), diz respeito à telefonia fixa. O terceiro trimestre de 2011 foi o período que mais teve solicitações concluídas: 1,51 milhão de pedidos.

Desde que a portabilidade numérica foi implementada, em setembro de 2008, até o encerramento de 2011, 13,31 milhões de solicitações de troca de operadora foram atendidas.

Vale frisar que, para pedir alteração de operadora mantendo o número da linha, o usuário deve, inicialmente, efetuar essa solicitação à prestadora da qual deseja ser cliente. Esse pedido é então encaminhado à ABR Telecom, entidade que tem a função de administrar todos os procedimentos que envolvem portabilidade numérica. Esta, por sua vez, dará sequência ao procedimento junto à operadora que ainda mantém o solicitante como cliente.

Caso não haja nenhum problema com a solicitação, a transferência de operadora deverá ocorrer em até três dias úteis, sendo que o usuário tem até dois dias após o pedido para cancelar a portabilidade numérica.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.