Para poucos: Google disponibilizará notebooks para testes com o Chrome OS

O lançamento oficial da loja on-line Chrome Web Store não foi a única novidade do Google para o dia de hoje (07/12/2010): a empresa também anunciou a disponibilização de um número limitado de notebooks para que usuários, desenvolvedores e afins possam testar o sistema operacional Chrome OS.

O nome do portátil é Cr-48, mas o Google não revelou muitos detalhes sobre ele. Sabe-se que o equipamento tem tela de 12,1 polegadas, Wi-Fi, 3G, webcam e bateria com autonomia estimada em 8 horas. O Google emitiu convites na tarde de hoje para que interessados cadastrados previamente possam testar o equipamento. No entanto, somente usuários residentes nos Estados Unidos poderão fazê-lo.

Notebook Cr-48 - Imagem por Google

Notebook Cr-48 – Imagem por Google

O Google informou que fabricantes como Acer e Samsung deverão lançar laptops com Chrome OS e especificações semelhantes ao Cr-48 na metade de 2011 (estimativa válida para os Estados Unidos). Se considerarmos as características mencionadas na ocasião do anúncio do Chrome OS, em julho de 2009, os notebooks terão pouca capacidade de armazenamento de dados, uma vez que o sistema operacional é baseado em computação nas nuvens.

Com base nisso, percebe-se que usuário deverá contar com conexão permanente à internet pra usufruir  plenamente da plataforma. Assim sendo, o Google fechou uma parceria com a operadora Verizon para fornecer dois anos de acesso gratuito à internet por 3G para quem adquirir um laptop com Chrome OS, desde que o tráfego de dados não seja superior a 100 MB por mês. Quem necessitar de maior capacidade, poderá aderir a um plano de dados com condições especiais.

Mais informações sobre o Chrome OS no endereço www.google.com/chromeos (em inglês).





Nenhum comentário

Comentários encerrados.