Para continuar competitiva, AMD considera inclusive ser vendida

Uma matéria publicada na tarde desta terça-feira (13/11/2012) pela Reuters revela que a AMD está contando com o auxílio de uma grande instituição financeira – JPMorgan Chase & Co – para encontrar uma solução que a permita se manter competitiva no mercado. Entre as opções consideradas, chama as atenções a possibilidade de a companhia ser vendida.

O problema não está necessariamente na “eterna” disputa do mercado de processadores com a Intel ou de chips gráficos com a NVIDIA. O principal inimigo da AMD atualmente é a sua quase absoluta irrelevância no segmento de dispositivos móveis, que cresce a passos largos e tende a deixar o mercado de PCs em segundo plano.

AMD

Apesar da possibilidade de venda, esta não é a opção mais cogitada da empresa: em um primeiro momento, a AMD estuda a viabilidade de se desfazer de suas patentes. Se levarmos em conta apenas a grandiosidade de seu portfólio, trata-se mesmo de uma opção que pode trazer conforto para o caixa da empresa por algum tempo.

O fato é que a AMD vive um momento sombrio: suas ações se desvalorizaram em cerca de 60% somente em 2012, suas dívidas estão próximas da casa dos 2 bilhões de dólares e, recentemente, a companhia anunciou corte de funcionários, decisão que afeta inclusive engenheiros.  Esta situação faz crescer o temor de que a empresa não terá reservas suficientes para responder às mudanças do mercado, dificultando o surgimento de um bom comprador. Logo, tratar a sua venda como opção e não como prioridade é, antes de tudo, uma questão de bom senso.

Tanto a AMD quanto a JPMorgan foram procuradas pela Reuters, mas nenhuma das partes se mostrou, até o momento, disposta a comentar o assunto.

Referência: Reuters.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.