Organização BrOffice.org anuncia o seu fim

BrOffice.org

A organização BrOffice.org anunciou ontem (17/03/2011) o encerramento de suas atividades, o que deverá acontecer oficialmente a partir de maio deste ano. A opção pela extinção foi decidida em votação unânime em uma assembleia realizada por membros da entidade.

“Esta é uma oportunidade de renovação e crescimento das comunidades e, no entendimento pessoal de cada um dos associados, é o momento de alinhar os esforços da comunidade brasileira ao projeto internacional LibreOffice, incluindo a substituição do nome “BrOffice” por “LibreOffice” no Brasil. Os associados reiteram seus votos de confiança na comunidade brasileira e no contínuo crescimento do produto em nosso país”, diz a nota oficial divulgada no site da associação.

Os motivos para o encerramento não ficaram claros. O nome BrOffice.org passou a ser utilizado no Brasil porque a denominação OpenOffice.org, projeto no qual o BrOffice.org era baseado, poderia causar problemas com um nome semelhante utilizado por uma empresa brasileira. No entanto, a organização BrOffice.org passou a apoiar o projeto LibreOffice, que não apresenta qualquer restrição de marca no Brasil.

Embora a extinção da associação BrOffice.org possa ter o fator informado acima como motivação, sabe-se que, recentemente, houve divergências entre membros da associação e da comunidade open source, o que também pode ter contribuído para a decisão.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.