Oracle entrega OpenOffice.org à fundação Apache

OpenOffice.orgNo último mês de abril (2011), a Oracle anunciou sua decisão de “devolver” a suíte de escritório OpenOffice.org à comunidade Open Source. Em um anúncio publicado nesta semana, a companhia declarou ter concluído esta tarefa: o projeto, agora, ficará sob responsabilidade da Apache Software Foundation.

O OpenOffice.org passou às mãos da Oracle depois que esta adquiriu a Sun Microsystems. Tempos depois, os principais desenvolvedores envolvidos com o pacote decidiram direcionar seus esforços a um projeto baseado no OpenOffice.org: o LibreOffice, que conta inclusive com o apoio de entidades como Canonical e Google. O motivo? Insatisfação com o tratamento que a Oracle estava dando à suíte.

O problema é que, a partir de agora, a comunidade Open Source possui dois projetos muito semelhantes. No entanto, um comunicado publicado pela The Document Foundation, entidade criada para administrar o LibreOffice, indica que haverá conversações com a Apache Foundation para que ambas possam discutir os rumos de seus projetos. O que se sabe é que o LibreOffice continuará, pelo menos até a próxima versão (3.5).

O mesmo comunicado da The Document Foundation expressa também certo descontentamento sobre a notícia. A entidade vê com bons olhos a doação do OpenOffice.org à Apache, mas deu a entender que contava com a possibilidade de reunir ambas as suítes em uma comunidade só. Em outras palavras, a The Document Foundation esperava que a Oracle lhe entregasse o projeto.

Referência: ZDNet UK.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.