Oracle “devolverá” o OpenOffice.org à comunidade open source

OpenOffice.orgA Oracle anunciou recentemente a decisão de tornar a suíte de escritório de código aberto OpenOffice.org um projeto totalmente comunitário, o que significa que não irá mais oferecer versões comerciais do pacote. Apesar disso, a companhia permanecerá responsável pela marca do projeto e, de acordo com Edward Screven, chefe de arquitetura da Oracle, “continuará apoiando a adoção de documentos baseados em padrões abertos, como o Open Document Format”.

O OpenOffice.org passou às mãos da Oracle depois que esta adquiriu a Sun Microsystems. Tempos depois, os principais desenvolvedores envolvidos com o pacote decidiram direcionar seus esforços a um projeto baseado no OpenOffice.org: o LibreOffice. O motivo? Insatisfação com o tratamento que a Oracle estava dando à suíte.

A companhia não deixou claro a razão de sua decisão, no entanto, tudo indica que a saída do grupo de desenvolvedores enfraqueceu o projeto a tal ponto que mantê-lo na situação atual se tornou inviável, especialmente porque a comunidade open source demonstrou grande simpatia pelo LibreOffice, assim como empresas influentes: Google, Red Hat e Canonical (responsável pelo Ubuntu), por exemplo.

Apesar da decisão, é muito pouco provável que os membros da The Document Foundation, entidade criada para administrar o projeto LibreOffice, passem a apoiar o OpenOffice.org novamente.

Referência: The Register.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.