Novo sistema de pagamento eletrônico vem com a proposta de substituir o boleto bancário

Imagem de moedasComeçou a funcionar hoje o DDA (Débito Direto Autorizado), novo sistema de pagamento eletrônico apresentado pela FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) que surge com a proposta de diminuir a utilização do tradicional boleto bancário (também chamado de “bloqueto”). De acordo com a entidade, o DDA oferece várias vantagens, entre elas:

– Redução do uso de papel;
– Menor utilização de agências bancárias, diminuindo o tamanho das filas;
– Redução do prazo para emissão de cobranças;
– Maior segurança na entrega de cobranças;
– Simplificação dos processos de recebimentos e pagamentos das empresas.

O sistema DDA funciona da seguinte forma: o banco do cedente (pessoa ou organização que receberá o pagamento) verificará se o sacado (pessoa ou organização que efetuará o pagamento) está cadastrado no DDA. Se estiver, a fatura eletrônica é então emitida e armazenada no sistema. O banco do sacado consulta o DDA regularmente para verificar se há novas solicitações de pagamento. Se tiver, o banco emite avisos ao cliente para que este efetue o pagamento. Tantos os avisos quanto os pagamentos poderão ser executados por vários meios, como internet e telefone celular.

Para utilizar o DDA, o interessado deve se cadastrar junto aos bancos com os quais se relaciona. Inicialmente, apenas cobranças de mensalidades escolares, planos de saúde, condomínios, financiamento de imóveis e financiamentos de veículos poderão utilizar o novo sistema. Contas de água, energia, telefone e outros ainda não podem ser pagas via DDA.

Mais informações podem ser encontradas no site da FEBRABAN.

Referência: Agência Brasil.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.