Novo HD da Western Digital tem apenas 5 milímetros de espessura

Para muitos, a chegada dos SSDs daria fim aos discos rígidos, mas isso está longe de acontecer, pelo menos no que depender dos esforços de seus fabricantes. Nesta semana, por exemplo, a Western Digital anunciou um HD da linha WD Blue que tem apenas 5 milímetros de espessura, o que o faz ser uma opção considerável para laptops ultrafinos.

WD Blue: apenas 5 milímetros de espessura – Imagem original por Western Digital

WD Blue: apenas 5 milímetros de espessura – Imagem original por Western Digital

Unidades SSD ocupam muito menos espaço físico, gastam menos energia e são consideravelmente mais rápidas na transferência de dados, mas ainda esbarram em um ponto: o preço. Assim, para muitos equipamentos portáteis, a solução tem sido o uso de SSDs com menor capacidade.

A Western Digital enxergou neste cenário uma oportunidade: o HD recém-anunciado consegue ser tão – ou mais fino – quanto uma unidade SSD padrão e, ao mesmo tempo, alia custo menor com maior capacidade de armazenamento: inicialmente, a companhia disponibilizará uma versão de 500 GB, interface SATA, 16 GB de buffer e 5.400 RPM pelo preço sugerido de 89 dólares (valor para os Estados Unidos).

WD Blue “UltraSlim” – Imagem por Western Digital

Ao fazer este lançamento, a Western Digital destacou que a dificuldade de desenvolver HDs mais finos não está apenas no aspecto da miniturialização, mas também no fato de estas unidades estarem mais sujeitas a danos por serem utilizadas em dispositivos mais leves e, portanto, mais propensos a vibrações. Para lidar com este aspecto, a empresa adicionou ao WD Blue tecnologias como a StableTrac, que ajuda a estabilizar a posição dos discos em situações de movimentação.

Mais informações no site da Western Digital.

Referências: Electronista, X-bit labs.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.