Novell assegura: licenças do Unix não irão para a Microsoft

NovellO anúncio da venda da Novell no último dia 22 gerou preocupação em muitos adeptos dos softwares de código aberto: a de que as licenças que a empresa possui sobre o Unix caíssem nas mãos da Microsoft. Diante de tantos rumores sobre o assunto, a Novell se manifestou afirmando que isso não irá acontecer.

A Novell foi vendida para a Attachmate Corporation, no entanto, parte de seus ativos de propriedade intelectual – 882 patentes, mais precisamente – foi adquirido  pela CPTN Holding LLC, um consórcio empresarial liderado justamente pela Microsoft.

Como a Novell não especificou quais licenças foram incluídas na negociação com a CPTN, a possibilidade de as patentes relacionadas ao Unix estarem no meio começou a ser cogitada, indicando que, de maneira indireta, estas estariam indo para os domínios da Microsoft.

Diante do mal-estar que essa incerteza pode gerar no mercado, a Novell se apressou em divulgar uma nota curta em seu site onde afirma que "seguirá sendo proprietária dos direitos sobre o Unix após a finalização do processo de sua aquisição por parte da Attachmate".

Em outras palavras, a afirmação indica que, na prática, a Attachmate terá os direitos sobre o Unix. No entanto, é necessário que a aquisição da Novell seja aprovada por acionistas e entidades reguladoras de mercado. Se não houver impedimentos, esse processo deve ser concluído no primeiro trimestre de 2011.

Referências: The Register, Novell.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.