Nos Estados Unidos, Android e iOS dominam quase 70% do mercado de smartphones

AndroidDados divulgados recentemente pela comScore mostram que as plataformas Android e iOS (Apple) continuam ampliando sua participação no mercado móvel dos Estados Unidos. Juntos, ambos os sistemas responderam por quase 70% dos smartphones em uso no país durante o mês de julho de 2011.

A plataforma Android liderou o ranking no referido mês com participação de 41,8% do mercado. O iOS aparece na segunda colocação, com 27%. Ambas cresceram, respectivamente, 5,4% e 1% em relação à medição realizada no mês de abril de 2011. No que se refere à Apple, são números bastante animadores se considerarmos que o iOS é um sistema fechado, utilizado apenas nas linhas iPhone, iPad e iPod touch.

O domínio do Android, por sua vez, é reflexo da variedade cada vez maior de smartphones que utilizam este sistema. A Samsung é a companhia que mais vendeu aparelhos, com 25,5% do mercado, seguida pela LG, com 20,9%, e pela Motorola, com 14,1%. Apple e RIM aparecem atrás, como 9,5% e 7,6%, respectivamente.

A pesquisa da comScore deixa claro também que a RIM, responsável linha BlackBerry, é a empresa em situação mais delicada: a participação da plataforma no mercado passou de 25,7% em abril para 21,7% em julho. De fato, é possível notar que o mercado não anda tão empolgado com os lançamentos da marca nos últimos meses.

A situação da Microsoft também não é nada confortável. Líder absoluta no segmento de sistemas operacionais para desktops, a companhia ainda não conseguiu fazer o Windows Phone deslanchar: sua participação no mercado foi de apenas 5,7% em julho de 2011, 1% a menos do que o registrado no mês de abril.

A plataforma Symbian, de responsabilidade da Nokia, também apresentou queda: de 2,3% para 1,9%. A situação para a companhia finlandesa só não é pior porque, na verdade, nunca esteve realmente boa: nos Estados Unidos, ao contrário do que acontece no Brasil, a Nokia não é uma marca bem aceita pelos consumidores.

Mais informações no site da comScore (em inglês).





Nenhum comentário

Comentários encerrados.