Nokia processa Apple sob a acusação de quebra de patentes

Nesta semana, a Nokia abriu um processo judicial contra a Apple nos Estados Unidos sob a acusação de quebra de dez de suas patentes. Estas estariam relacionadas a tecnologias de comunicação móvel, como os padrões GSM e UMTS, e teriam sido licenciadas para cerca de quarenta empresas. A Apple poderia ser uma entre elas, no entanto, teria se recusado a pagar pelo uso das relacionadas tecnologias na linha iPhone.

De acordo com Neil Mawston, executivo da Strategy Analytics, a Apple poderá ter que pagar até 1 bilhão de dólares pela suposta quebra de patentes. Isso porque a Nokia é uma das empresas que mais possuem patentes para tecnologias móveis e os argumentos apresentados em seu processo são bastante consistentes.

iPhone pode conter patentes não licenciadas da Nokia
iPhone pode conter patentes não licenciadas da Nokia

Ainda pesa sobre a Apple o fato de a empresa ter chegado um pouco tarde no mercado de dispositivos móveis. Isso significa que a linha iPhone, mesmo sendo um grande sucesso de vendas, conta com um número baixo de patentes da empresa de Steve Jobs para esse segmento quando em comparação com os concorrentes.

De acordo com o processo, a Nokia teria tentado negociar com a Apple pelo uso das patentes várias vezes, não obtendo sucesso em nenhuma delas. Procurada, a Apple afirmou por meio de seu porta-voz Steve Dowling que a empresa não se pronuncia sobre ações judiciais em andamento.

Referências: NYTimes.com, MacNewsWorld.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.