No Brasil, internet já é o principal meio para transações bancárias

Imagem ilustrativa: moedas e cabo de redeDe acordo com um relatório divulgado hoje pelo Banco Central, o número de transações bancárias realizadas pela internet no Brasil superou em 2009 a quantidade de operações efetuadas em terminais de autoatendimento, isto é, nos caixas eletrônicos. Foram 8,365 bilhões de transações na primeira modalidade contra 8,133 bilhões na segunda.

O terceiro meio mais utilizado é o atendimento por agências, com 6,501 bilhões de operações, seguido pelos correspondentes bancários (2,589 bilhões) e serviços de atendimento por telefone (1,613 bilhão). Transações por dispositivos móveis, como telefones celulares, tiveram apenas pouco mais de 100 milhões de operações bancárias. O Banco Central ressalta, no entanto, que o número de atendimentos por caixas eletrônicos poderia ser mais elevado se houvesse maior integração entre os terminais dos bancos.

Para pagamento de contas e transferência de dinheiro, todavia, o meio mais utilizado permanece sendo os correspondentes bancários – casas lotéricas e agências dos Correios, por exemplo. Isso porque esse tipo de operação é efetuada pela população em geral, atendendo inclusive os cidadãos que não possuem conta bancária. Em relação aos pagamentos, a internet é o segundo meio mais utilizado pelos brasileiros.

O relatório completo do Banco Central está disponível aqui (em PDF).

Referência: Agência Brasil.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.