Mozilla e Samsung unem forças para criar novo motor para navegadores

Mozilla FirefoxA Mozilla anunciou nesta quarta-feira (03/04/2013) o estabelecimento de uma parceria com a Samsung para o desenvolvimento de um novo motor para navegadores de internet. De nome Servo, a novidade tem como foco principal a plataforma Android e dispositivos móveis baseados na arquitetura ARM.

De acordo com Brendan Eich, Chief Technology Officer da Mozilla, o objetivo do projeto é o de “aproveitar a rápida e heterogênea arquitetura computacional dos próximos anos”. Isso significa que a empresa busca não só usufruir melhor de tecnologias mais recentes, como também se livrar de recursos obsoletos que podem, por exemplo, aumentar o risco de vulnerabilidades de segurança.

A compatibilidade com produtos legados, no entanto, também está sendo considerada. Segundo o comunicado da Mozilla, este é justamente um dos aspectos com os quais a Samsung está trabalhando. Não é de se estranhar: a companhia coreana possui dispositivos que atendem a vários segmentos e, portanto, tem melhores condições de avaliar as necessidades do mercado como um todo.

Chama a atenção o fato de o Servo estar sendo criado com base em uma linguagem de programação relativamente nova: a Rust, que está sendo desenvolvida pela Mozilla Research como uma opção para projetos mais complexos e cuja sintaxe lembra o C ou o C++.

O projeto Servo aceita colaboração externa. Desenvolvedores interessados poderão obter mais detalhes nos links lists.mozilla.org/listinfo/dev-servo (lista de discussão) e github.com/mozilla/servo.

Referência: The Mozilla Blog.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.