Mozilla e Google reclamam de limitações para seus navegadores no Windows RT

O Windows 8 logo mais estará entre nós e é óbvio que muitos desenvolvedores estão preparando seus softwares para a plataforma. E foi justamente neste processo que a Mozilla descobriu que o Windows RT, versão do Windows 8 para a arquitetura ARM, poderá rodar o navegador Firefox de maneira limitada. O Google manifestou a mesma preocupação em relação ao Chrome tão logo a Mozilla se pronunciou sobre o assunto.

Tela inicial do Windows 8 – Imagem por Microsoft

Tela inicial do Windows 8 – Imagem por Microsoft

O que acontece é que o Windows 8 terá, essencialmente, três formas de execução de aplicativos: uma delas utilizará um ambiente apropriado aos programas convencionais, como os que são compatíveis com o Windows 7, por exemplo; outra será específica para a interface Metro, que divide as informações visuais em blocos e salienta linhas retas e cores sólidas para fins de organização; a terceira também contempla a interface Metro, mas utilizando recursos do ambiente tradicional.

O problema é que, em relação a softwares de terceiros, o Windows RT permitirá acesso irrestrito apenas ao ambiente da interface Metro. No entanto, esta restrição não existe para o Internet Explorer. Na visão da Mozilla e do Google, esta situação coloca os navegadores concorrentes em desvantagem, uma vez que estes não poderão acessar recursos essenciais para oferecer desempenho e segurança ao usuário.

Até o momento, a Microsoft não se manifestou sobre o assunto, mas a Mozilla fez recomendações para que a empresa mantenha seus princípios, que consideram especialmente o respeito ao poder de escolha dos usuários. Do contrário, a exemplo do que já aconteceu em um passado não muito distante, a companhia poderá ter problemas legais por possíveis práticas monopolistas.

Referências: The Mozilla Blog, CNET News.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.