Microsoft relança clássicos do Atari em versões HTML5

Como forma de promover o Windows 8, que deverá ser lançado no dia 26 de outubro (2012), a Microsoft fechou uma parceria com a Atari para disponibilizar gratuitamente na internet versões “repaginadas” em HTML5 de jogos renomados do clássico console Atari 2600. Entre os títulos disponíveis inicialmente estão Pong, Asteroids, Centipede, Lunar Lande e Asteroids.

Um dos objetivos da Microsoft com a disponibilização destes games é a de mostrar o “poder” que o futuro navegador Internet Explorer 10 em tablets com Windows 8 poderá oferecer em relação a aplicações que usam toques na tela. No entanto, os jogos também funcionam com a combinação teclado e mouse e são compatíveis com praticamente qualquer navegador atual que renderize HTML5, inclusive browsers móveis. A imagem abaixo mostra um jogo sendo executado no Firefox:

Jogo Asteroids em HTML5

Jogo Asteroids em HTML5

Junto aos títulos do Atari, a Microsoft está promovendo também um kit de desenvolvimento de software acompanhado de documentação (em inglês) para incentivar a criação de jogos nos mesmos moldes, isto é, que utilizem HTML5 e recursos como toques na tela.

Para jogar, basta acessar o endereço www.atari.com/arcade. Não é necessário cadastro. Embora não tenha especificado quais, a Microsoft promete disponibilizar outros clássicos do Atari em HTML5 nos próximos meses.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.