Microsoft: loja on-line do Windows chega em fevereiro de 2012

Nesta semana, a Microsoft apresentou mais detalhes da Windows Store, loja de aplicativos que será lançada em fevereiro de 2012 com foco na futura plataforma Windows 8, que terá sua primeira versão beta disponibilizada ao público na mesma ocasião.

A exemplo do que acontece em outras lojas de aplicativos, como a App Store (Apple), qualquer desenvolvedor poderá disponibilizar programas na plataforma, desde que siga determinadas regras. No caso de softwares pagos, a Microsoft seguirá o padrão do mercado no que se refere à divisão de valores: 70% para o desenvolvedor e 30% para a loja. Mas há um diferencial: programas que gerarem 25 mil dólares ou mais em vendas terão a proporção alterada para 80% e 20%.

Os desenvolvedores, no entanto, terão que pagar uma espécie de assinatura anual: 49 dólares para pessoas físicas e 99 dólares para empresas. Os softwares vendidos deverão ter preço entre 1,49 dólares e 999 dólares.

A Windows Store estará disponível em todos os países que receberem uma versão local do Windows 8. Isso significa que haverá também uma loja brasileira, em português do Brasil e com pagamentos feitos em reais. A expectativa é a de que a Windows Store esteja presente em 231 mercados e em mais de 100 idiomas.

Windows Store chinesa (!!!) -  Imagem por Microsoft

Windows Store chinesa (!!!) –  Imagem por Microsoft

De acordo com a Microsoft, a interface da loja está sendo planejada desde o início para seguir o padrão de funcionalidade e layout da interface Metro do Windows 8 (que também deverá ser adotada nos aplicativos). Para que isso seja possível, a plataforma está sendo desenvolvida com base em HTML5 e JavaScript.

Durante a fase beta do Windows 8, os aplicativos disponibilizados na Windows Store serão gratuitos. Quando o serviço entrar em funcionamento pleno – ou seja, passar a cobrar -, o usuário poderá testar o software por algum tempo antes de decidir comprá-lo, desde que o desenvolvedor ofereça esta opção.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.