Microsoft disponibiliza aplicativo do SkyDrive para uso no Windows e no Mac

O SkyDrive, serviço de armazenamento de arquivos nas nuvens da família Windows Live, da Microsoft, acaba de ganhar um aplicativo gratuito para os sistemas operacionais Windows e Mac OS. A ideia é a de que o usuário possa utilizar o serviço como se este fosse uma pasta qualquer em seu computador.

No caso da plataforma da Microsoft, o programa aparece listado no Windows Explorer e mantém um atalho ativo na barra de tarefas, ao lado do relógio. Com isso, fica fácil para o usuário enviar arquivos para o SkyDrive, assim como acessá-los. O programa também possui sincronização automática, o que significa que o usuário poderá instalar o aplicativo em mais de um computador e acessar o conteúdo do SkyDrive sem complicações a partir de qualquer um deles.

O SkyDrive como uma pasta qualquer no computador

O SkyDrive como uma pasta qualquer no computador

É válido frisar que este aplicativo vem acompanhado de uma mudança inusitada no serviço: a partir de agora, o espaço em disco disponível no SkyDrive passa a ser de 7 GB e não mais de 25 GB. No entanto, a Microsoft oferece aos usuários que já utilizam o serviço (ou ao menos a boa parte deles) a possibilidade de continuar com 25 GB. Para isso, o usuário deve fazer login na versão Web do SkyDrive e seguir as orientações existentes na página. De acordo com a Microsoft, esta opção está sendo oferecida por tempo limitado, por isso, os usuários devem ativá-la o quanto antes.

O usuário que começar a utilizar o SkyDrive a partir de agora terá 7 GB em sua conta, sem possibilidade de ampliar o espaço para 25 GB gratuitamente. Porém, qualquer pessoa pode adicionar 20, 50 ou 100 GB pagando 19, 46 ou 93 reais por ano, respectivamente.

Além deste aplicativo, nos últimos dias a Microsoft vem disponibilizando vários recursos para o SkyDrive, como um app para Windows Phone e suporte a arquivos nos padrões OpenDocument Format. Como há rumores de o Google está prestes a disponibilizar um serviço similar, o Google Drive, não há como não desconfiar de que estas novidades sejam uma forma de ofuscar este possível lançamento.

Mais informações em skydrive.live.com. O download do aplicativo pode ser feito em apps.live.com/skydrive.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.