Microsoft anuncia a plataforma Windows Azure para o início de 2010

Computação nas nuvensA Microsoft anunciou no evento PDC 2009, em Los Angeles (EUA), o lançamento da plataforma Windows Azure, uma solução desenvolvida especialmente para aplicações baseadas em computação nas nuvens (cloud computing). Interessados no serviço poderão utilizá-lo a partir de 1º de janeiro de 2010.

Com o Windows Azure, o usuário poderá executar uma série de aplicações para a Web sem se preocupar com itens de hardware, licenças de software, escalabilidade, ferramentas de segurança, entre outros. Todo o processamento será feito nos servidores da Microsoft destinados ao serviço, cabendo à companhia e não ao usuário todas as referidas preocupações. O usuário também poderá contar com serviço de armazenamento de dados.

Como é possível perceber, o Windows Azure não é um sistema operacional vendido em “caixinhas” e instalado em um computador do usuário, mas sim uma plataforma on-line onde desenvolvedores podem executar suas aplicações pagando determinados valores para os recursos consumidos. Serviços do tipo já são oferecidos por empresas como Amazon e Google.

É possível encontrar mais informações sobre o Windows Azure, como preço e planos, na página www.microsoft.com/windowsazure. Vale frisar que em janeiro a utilização do serviço será gratuita. A cobrança começa apenas a partir de fevereiro de 2010.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.