Mais felizes pela manhã: pesquisadores usam Twitter para medir humor das pessoas

TwitterUm estudo publicado recentemente na renomada revista Science mostra que a maior parte das pessoas apresenta bom humor pela manhã. O mais interessante desta história toda, no entanto, é que a análise foi baseada em mensagens de usuários do Twitter. Graças ao serviço, foi possível avaliar o estado de humor de cerca 2,4 milhões de pessoas em 84 países.

Scott A. Golder e Michael W. Macy, da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, são os responsáveis pela pesquisa e levaram dois anos para estudar as mensagens. No resultado, concluíram que o comportamento das pessoas é praticamente o mesmo em todos os países considerados. Além disso, puderam ter certeza de que o Twitter é utilizado como uma ferramenta para expressar estresse, alegria, raiva, angústia e outros sentimentos.

Os pesquisadores descobriram que o humor das pessoas melhora consideravelmente no início da manhã e principalmente por volta da meia-noite. As flutuações ocorrem durante este intervalo, indicando que o humor das pessoas muda à medida que se envolvem com atividades como trabalho e estudo.

A dupla também constatou que, aos finais de semana, as mensagens positivas são mais frequentes que as negativas, no entanto, começam a aparecer cerca de duas horas mais tarde em comparação aos dias úteis, provavelmente porque as pessoas acordam mais tarde aos sábados e domingos.

Apesar de a pesquisa considerar usuários de várias partes do mundo, o software que analisou as mensagens reconheceu apenas aquelas redigidas em inglês, deixando claro que pode haver diferenças comportáveis em relação a países da Ásia e da América Latina, por exemplo.

Referência: The New York Times.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.