Litl, um portátil para acessar a internet

Uma desconhecida empresa de nome Litl LLC acaba de anunciar um portátil que recebe o seu nome. Até aí, nada demais, porém o Litl não chega a ser um notebook, tampouco um netbook, mas sim, de acordo com a empresa, um “webbook”.

O portátil Litl
O portátil Litl

O Litl é uma espécie de laptop otimizado para acesso à internet, daí a denominação “webbook”. O equipamento roda um sistema operacional próprio baseado em Linux, o Litl OS, que é extremamente simples de operar. Assim que o sistema é carregado (o boot é bastante rápido), a tela é dividida em doze partes personalizáveis, sendo que cada uma representa um aplicativo ou mesmo um atalho para um site. Assim, o usuário apenas precisa escolher qual aplicação executar. Há poucos menus, ícones e outros recursos comuns em sistemas operacionais “tradicionais”.

O Litl possui tela de 12,1 polegadas, uma conexão HDMI, uma porta USB e Wi-Fi. Além disso, conta com processador Intel Atom de 1,6 GHz, 1 GB de memória RAM, 2 GB de memória Flash (para armazenamento de dados), webcam e bateria de 2600 MAh. O chip gráfico não foi divulgado, mas o fabricante garante que o Litl é capaz de executar vídeos em 720p.

A tela do portátil possui um recurso incomum: ela pode ser inclinada em um ângulo de até 178 graus, podendo inclusive ficar numa posição que lembra um porta-retrato. Seu teclado também foge do comum: possui menos teclas que o convencional por causa da simplificação do produto.

O portátil Litl - Detalhe para a inclinação da tela
O portátil Litl – Detalhe para a inclinação da tela

O Litl tem uma visual bonito, com case em preto e branco, e é capaz de permitir que até pessoas pouco familiarizadas com computadores consigam executar várias tarefas, como reproduzir um vídeo, utilizar um comunicador instantâneo, visualizar fotos, entre outros. Há até um controle remoto vendido separadamente por 19 dólares que pode beneficiar ainda mais a experiência do usuário.

No entanto, os interessados terão que preparar o bolso: o Litl tem preço sugerido de 699 dólares, um valor elevado para um portátil com essas especificações. O produto começa a ser comercializado a partir do próximo dia 9, nos Estados Unidos, em seu site oficial. Não há informação de lançamento no Brasil.

Referência: Wired.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.